sábado, 20 de junho de 2009

Whale watching cruise

Com o inverno chegando no hemisfério sul, várias baleias estão na empreitada de buscar águas mais quentes no Norte para dar à luz os seus bebês…
Para conferir, decidi fazer um “whale watching cruise” na semana passada.

O passeio vale a pena…. o barco sai de uma praia muito bonita e famosa chamada Manly e a promessa é ficar 2 horas no mar pertinho das cetáceas. Além disso eles juram que o grupo de pessoas é pequeno (ou seja… você não vai ficar atrás da multidão nem ser pisoteado) e que se as baleias não aparecerem, as pessoas recebem o dinheiro de volta….
Como eu não pisava em um barco desde a saída de campo de zoologia dos invertebrados (no início do século) e sempre tive vontade de fazer isso, achei que seria interessante.

Fui com o Norman e nos divertimos muito…. Para frustração dos que esperavam fotos sensacionais, eu digo que as baleias não pularam pra fora d`água, não cantaram, não jogaram água no barco como a Shamu… mas foi muito bom!
Pena que a minha câmera é lenta e por isso só consegui fotografar algo que os críticos dirão que é tão lenda quanto o monstro do Lago Ness… mas enfim… vale a pena.. recomendo!

O por do Sol e as Harbour Heads garantem um visual legal na volta…

clicando na foto se pode (ou pode-se?) ver Sydney no horizonte


essa vale por duas








segunda-feira, 8 de junho de 2009

Smart Light Sydney

Uma das coisas interessantes que está acontecendo em Sydney no momento é o Smart Light Sydney.
Uma série de intalações com luzes montadas nos arredores do Harbour.
Ainda não visitei todas as instalações, mas gostei do que fizeram na Ópera House.... projeções que mudam de forma e cor!







As noites estão cada vez mais frias, tornando o passeio mais especial... e a lua cheia deixa o projeto mais interessante ainda!

Quem quiser ver mais, pode acessar o site do evento:
http://www.smartlightsydney.com

Woollongong

Para facilitar a minha vida, dessa vez vou postar umas fotos tiradas sábado passado em Woollongong.

Simon, que é um dos research assistant do lab convidou pra conhecer a cidade. Fomos eu, Lu Ping e Fu Zai (talvez eu tenha escrito errado... desculpa aí, Fu Zai).

Foi muito bom... Woollongong é uma típica cidade do litoral, logo ao sul de Sydney... (uma hora e meia de trem!) Situada em uma estreita faixa entre o mar e as montanhas, é um lugar calmo e muito bonito...

E tem também o maior templo budista no hemisfério Sul.

Valeu também pelo Australian barbecue que a família dele fez questão de servir no jantar....














terça-feira, 2 de junho de 2009

Comida


Sydney foi fundada com a colonização/ invasão da Austrália no fim do século 18. Os primeiros habitantes foram prisioneiros britânicos, mas a descoberta de ouro na Austrália chamou a atenção dos imigrantes asiáticos, dando origem a uma fusão entre o mundo ocidental e o oriente. Basta entrar em um trem na periferia da cidade em horário de pico para perceber que o fluxo de imigrantes chineses foi bastante intenso.

A diversidade de imigrantes e talvez a pobreza da culinária britânica convergiram para criar a rica gastronomia de Sydney! A cidade tem muitas opções de pequenos (e realmente numerosos) restaurantes. Em qualquer lugar pode-se encontrar restaurantes tailandeses, vietnameses, libaneses, indianos, turcos e chineses. Mas também tem comida mexicana, espanhola, italiana, japonesa e de muitos outros lugares… encontrei até uma churrascaria brasileira (lógico!).
A comida tailandesa e vietnamesa fazem muito sucesso pelos seus ingredientes frescos e diversidade de combinações e sabores. Mas o tempero dos pratos indianos também tem seu lugar na preferência dos australianos… Os kebabs daqui são o que os churrasquinhos-gregos da Estação da Luz em São Paulo deveriam ser…
A qualidade do serviço varia muito, mas normalmente os preços são muito bons (quando comparados aos de sampa). É muito comum uma refeição custar algo em torno de 10 a 12 dólares…. Outro dia almocei por 6.5 em um restaurantezinho chinês… o prato estava um tanto engordurado, mas ninguém pode dizer que o preço foi alto!

Os australianos tem muito orgulho das “meat pies”… que perdem até para as empadinhas brasileiras, mas que devem ser experimentadas, quando se está por aqui. Outra coisa extremamente típica, mas nem tanto popular é a carne de canguru… causa uma certa estranheza encontrar filé de canguru no supermercado, ao lado dos filés de frango…

Como eles são filhos de britânicos, o chá é uma entidade… mas eles gostam muito de café…. E existem várias opções pela cidade onde pode-se tomar um café tão bom quanto o brasileiro (muitas vezes é realmente café do Brasil…). Mas definitivamente a cerveja é a bebida nacional (muito boa, por sinal)

Dizem que em Melbourne existem muito mais opções de cafés e restaurantes… pretendo verificar isso em breve…

Cheers!